Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

15 de Julho de 2025

Iniciativa do Hospital Municipal Evandro Freire/CER Ilha recebe indicação a prêmio internacional de inovação

Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro

O uso da inteligência de dados na atenção integrada às vítimas de violência vem fazendo toda diferença na atuação do Hospital Municipal Evandro Freire e da Coordenação de Emergência Regional da Ilha do Governador (HMEF/CER Ilha), sob gestão do CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, para o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa abordagem diferenciada rendeu, inclusive, a inédita indicação ao GIMI Awards, consagrada premiação global na área de Inovação.

A iniciativa, conduzida pela Vigilância Epidemiológica Hospitalar, tem apresentado resultados promissores na articulação do cuidado centrado no paciente, especialmente junto às vítimas de tentativa de suicídio – ocorrência crescente na unidade – e foi selecionada entre os projetos apresentados por instituições de diversos países. Agora, a ação está entre as três finalistas na categoria Projeto Mais Inovador na Área Social.

O GIMI Awards, promovido pelo Global Innovation Management Institute (GIMI), é frequentemente referido como o "Oscar da Inovação". Ele reconhece e premia as organizações mais inovadoras do mundo em diferentes categorias, nos segmentos público, privado e social. A cerimônia de premiação será realizada no mês de setembro, em Roma, na Itália.

“Nosso objetivo é desenvolver cada vez mais iniciativas que ampliem nosso conhecimento, nos aproxime das pessoas na busca de saúde, fazendo de fato a diferença em suas vidas”, destaca o diretor-geral do HMEF/CER Ilha, Tiago Velloso.

O projeto

O HMEF/CER Ilha, localizado na Ilha do Governador, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, atua numa área extensa, abrangendo a população de 28 bairros, além de sub-bairros, e realiza em média 6.000 atendimentos de urgência e emergência por mês.

Ao monitorar as ocorrências de violências, sobretudo as autoprovocadas, de pacientes atendidos nas unidades, o setor de Vigilância Epidemiológica e Inteligência de Dados identificou um padrão alarmante. Entre 2024 e 2025, 45% dos casos atendidos foram de tentativas de suicídio, sendo que mais de um terço destes casos reincidiram em menos de 30 dias.

O georreferenciamento dos pacientes acolhidos no HMEF/CER Ilha, após a notificação do caso de violência, permitiu o desenvolvimento de estratégias de atenção integrada, em parceria com outros serviços do SUS (Sistema Único de Saúde).

O Protocolo de Comunicação em Rede para Vítimas de Violência, elaborado com os demais serviços da rede do SUS da região, já apresentou considerável redução na taxa de recorrência desde o início do monitoramento e da articulação das unidades prestadoras de cuidado de saúde para acolhimento no pós-alta.

“A finalidade é reduzir a recorrência de tentativas de suicídio e garantir o fortalecimento da rede na atenção psicossocial, com apoio territorial após a alta, em tempo oportuno para ampliação do acesso promovendo o acompanhamento longitudinal do paciente”, explica Mônica Morangueira, sanitarista à frente do setor de Vigilância Epidemiológica e Inteligência de Dados.

“Os resultados positivos dessa iniciativa demonstram que a intervenção baseada em rede é eficaz e o cuidado centrado no paciente é essencial, seja no hospital ou fora dele”, afirma o diretor técnico do HMEF/CER Ilha, Flavio Monteiro.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Atenção Secundária Urgência e Emergência RUE Rede de Atenção às Urgências e Emergências Hospital Municipal Evandro Freire CER Ilha do Governador Coordenação de Emergência Regional Atenção Hospitalar Atenção Terciária AH Hospital Municipal Hospital

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.